Os médiuns de umbanda, para se prepararem para o atendimento aos pacientes que lhes vem a procura, precisam, realizar vários rituais.Estes rituais, visam estruturar sua mediunidade, e lhes dar segurança nos trabalhos que irão realizar, bem como, adestrar o contato do guia com seu médium.
Um dos mais importantes, é o do cruzamento.
No centro umbandista caboclo Cobra Coral, ele é feito todo ano no mês de Setembro, em virtude de ser mês do orixá Xangô (guia espiritual do cacique da casa).
Nele são utilizados pembas em número de sete, a saber:-branca, azul, marrom,vermelha,amarela, rosa, lilás.Pó de cruzamento e pó de anjo da guarda.Banha de ori; amaci; sal(que simboliza as agruras do caminho, que todos nós encontramos); mel(simboliza as alegrias); dendê(a umbanda); espada de são Jorge.
No cruzamento ,após a abertura da sessão, são feito cruzes nos seguintes locais:- testa(para bons pensamentos), nuca(para uma boa atuação do anjo da guarda),na altura do coração(para bons sentimentos),nas mãos(para que suas mãos, só se abram para fazer o bem), e nós pés(para trilhar o bom caminho); o cacique da casa ainda tem a opção de trocar as cruzes do coração, ou da nuca, por cruzes na garganta, visando a atuação das entidades neste chakra.
Aqui no terreiro, seu Cobra Coral durante muito tempo foi quem realizava este ritual, no momento a missão foi assumida pelo preto velho pai João da Bahia.